Em 2015, líderes mundiais se encontraram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York para a determinação dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Foram definidos 17 objetivos e 169 alvos para a agenda de 2030, com o foco de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Os desafios são enormes para o alcance de tais objetivos. Dentre os principais impasses, estão a não adesão à tratados internacionais ambientais por partes de nações expressivas como China e Estados Unidos, bem como a falta de integração e flexibilização entre diferentes setores, por exemplo, econômico, agrícola, transporte e de energia.
Contudo, a maior conscientização da população global e de governantes mostram que temos caminhado para o cumprimento desses objetivos, mesmo que não os consigamos alcançar dentro do prazo estipulado de 2030.
A Nascente Engenharia sente um enorme prazer em afirmar que contribui com os objetivos do desenvolvimento sustentável, principalmente com os de número 6 (água potável e saneamento) e número 14 (vida na água).
Mesmo que não pareça, cada um de nós tem a capacidade de ajudar no alcance desses objetivos, pois mesmo em pequena escala, todas as nossas ações geram impactos.
Referências:
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Smith et al. Integration: the key to implementing the Sustainable Development Goals. Sustainability Science. v. 12, 2016.